Cultura

Projeto que reúne sanfoneiros, repentistas e cordelistas no centro de Arapiraca está de volta

'Cultura na Praça' é o evento que retorna na segunda-feira (11) para uma temporada de quatro semanas, sempre às segundas-feiras, às 8h, no centro da capital do Agreste

04 de Abril de 2022, 16:01

Da Redação

Depois de um lapso de mais de dois anos, o programa “Cultura na Praça” retorna ao centro de Arapiraca (município da região do Agreste, distante 129 km de Maceió), homenageando o músico e radialista Mestre Afrísio Acácio, morto por complicações da covid-19, em junho do ano passado, aos 71 anos de idade. Uma série de atividades ocorrerão — sempre às segundas-feiras, a partir das 8h — entre os dias 11 e 2 de maio, na Tenda Cultural da Praça Luís Pereira Lima (antiga Praça da Prefeitura). 

Fazendo referência ao programa de Mestre Afrísio, o “Cultura na Praça” é uma parceria das produtoras Touro Entretenimento e Lindeza Produções, que já haviam realizado juntas a live “Sanfonas e Versos”, em homenagem à passagem da data de aniversário do sanfoneiro e radialista, que completaria 72 anos no dia 12 de agosto de 2021. A live contou com a participação da Orquestra Sanfônica de Arapiraca.

Por conta da pandemia, o projeto 'Cultura na Praça' foi paralisado por mais de dois anos

Com apoio da Prefeitura de Arapiraca, cantadores, emboladores, repentistas, sanfoneiros, trianguleiros, tocadores de pife, cordelistas, zabumbeiros e declamadores dos municípios de Arapiraca, Feira Grande, Taquarana, Penedo, Pindoba, Craíbas, Igaci e outros ”fora de Alagoas” estarão reunidos na próxima segunda-feira (11), a partir das 8h. 

“Toda segunda-feira era a mesma coisa”, destaca o informativo do projeto enviado à Redação. “Da boca de som do rádio, saía a voz do mestre Afrísio Acácio, diretamente do programa ‘Manhãs nordestinas’, na saudosa Pajuçara FM, em Arapiraca.”

De acordo com os produtores do evento, ““Antes da pandemia, segunda-feira era sinônimo de agitação e festa no centro de Arapiraca". "Não somente pela tradicional feira livre — que juntava gente de todo o agreste alagoano —, mas porque era dia do projeto 'Cultura na Praça', também encabeçado pelo mestre Afrísio Acácio do Acordeon. Da rádio para o palco.”

Todas as atividades do evento, que recebeu recursos oriundos da Lei Emergencial Aldir Blanc, são gratuitas.