Cultura

Galeria de artes do Cesmac retoma atividades com a exposição 'Retroexpectativas'

Curadora Carol Gusmão diz que convidou alguns dos artistas mais expressivos de Alagoas para uma "reflexão sobre a porosidade entre passado, presente e futuro"; a partir desta quarta-feira (20), às 19h

20 de Abril de 2022, 10:22

Sebage Jorge/ Editor

A galeria de artes Fernando Lopes, vinculada ao Centro Universitário Cesmac, abre suas portas nesta quarta-feira (20) para o vernissage da exposição coletiva de artes visuais “Retroexpectativas”. O espaço, que em 2022 comemora 11 anos de atividades, encontrava-se fechado ao público desde 2020, em razão da epidemia de covid-19. A abertura da mostra está marcada para as 19h. A entrada é gratuita e a galeria fica na rua Cônego Machado, s/n, bairro do Farol. 

A curadoria é de Carol Gusmão, que convidou para essa mostra eclética quase todos os nomes das artes visuais contemporâneas em Alagoas. São eles: Agélio Novaes, Alexa Dias, Andréa Guido, Beto Normande, Camila Kaus, Carla Melani, Celso Brandão, Daniel Baboo, Delson Uchôa, Diego Barros, Dorgivan Ayres, Francisco Oiticica, Fredy Correia, Gabi Coêlho, Geocentrismo, Hilda Moura, Juarez Cavalcanti, Layla Vilela, Leonardo, Lula Nogueira, Theotônio, Márcia Normande, Pedro Amaral, Pedro Caetano, Reinaldo Lessa, Rogério Gomes, Rogério Silva, Suel, Ulisses Lociks, Vera Gama, Wado e Xiluva.

Carol Gusmaão: 'A arte sempre foi uma bússola da história'

“A arte”, afirma a professora e crítica de artes, “sempre foi uma bússola da história, indicando os caminhos através dos quais as sociedades continuamente expressam seus imaginários, permeados pelos panoramas socioculturais de cada temporalidade.”

Para Carol Gusmão, ao se abrir “o leque das representações artísticas de um determinado domínio tempo-espacial, é possível entrever, nas linhas da cultura visual, as crenças, os anseios e as problemáticas advindas do entrelaçamento dos sujeitos com os espaços habitados que lhe rodeiam”.

A exposição “Retroexpectativas” fica em cartaz até 10 de agosto. Para mais informações ligue (82) 3215 5094 ou escreva para o email extensã[email protected]