Lugares

IMA realiza 'Semana da Caatinga' em municípios do Sertão

Ação, desenvolvida pela equipe de Educação Ambiental, acontece a partir desta terça-feira (27) em Delmiro Gouveia, São José da Tapera e Piranhas

25 de Abril de 2022, 18:18

Da Redação

O Instituto do Meio Ambiente (o IMA) realiza a partir desta terça-feira (26), seguindo até a sexta (29), a “Semana da Caatinga”, com ações de educação ambiental nos municípios de Delmiro Gouveia, São José da Tapera e Piranhas, e ainda, via internet, no Estado de Goiás. “O objetivo é destacar o bioma e sensibilizar a população sobre essa riqueza, em biodiversidade, que é exclusivamente brasileira”, destaca o informativo do instituto enviado à Redação.

De acordo com o IMA, “a Caatinga compreende cerca de 70% da região Nordeste, possuindo espécies que são amplamente conhecidas pela beleza e resistência, a exemplo do mandacaru, que ganhou destaque em poesias e letras musicais”. 

A ação promovida pela equipe de Educação Ambiental do IMA é uma oportunidade de “contemplar e voltar olhares para essa diversidade”. “Além das ações em campo”, afirma a comunicação do instituto, “o Herbário MAC prepara uma aula on-line para alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG). O principal objetivo é levar conhecimentos acerca desse bioma e mostrar o catálogo de exsicatas da vegetação local.”

A programação da “Semana da Caatinga 2022” é a seguinte: terça-feira (26) — Trilha ecológica na Pedra da Torre com alunos do ensino médio em São José da Tapera; quarta-feira (27) — Ecocine na praça principal com alunos do EJA, ensino médio e comunidade em Piranhas; quinta-feira (28) — Trilha e aula de campo em Delmiro Gouveia; sexta-feira (29) — Mutirão de limpeza e plantio de mudas na Barragem Leste, em Delmiro Gouveia, e aula on-line com alunos da Universidade Federal de Goiás (Herbário MAC).