Cultura

Orquestra apresenta terceiro concerto do programa 'Cine Filarmônica'

Filarmônica de Alagoas se apresenta nesta quinta-feira (28), no Teatro Deodoro, executando trilhas de filmes famosos; 'Psicose' e 'Harry Potter' estão no repertório

28 de Abril de 2022, 10:45

Da Redação

A Orquestra Filarmônica de Alagoas realiza nesta quinta-feira (28) a terceira edição de seu projeto que reúne trilhas de filmes que marcaram época. Trata-se do “Cine Filarmônica”, com direção artística e regência do maestro Luiz Martins, que será apresentado no Teatro Deodoro (rua Barão de Maceió, s/n, centro da capital) a partir das 20h. Os ingressos, de R$ 30 a R$ 80, podem ser adquiridos aqui.

“A simbiose da magia do cinema com os acordes da filarmônica vai fazer um passeio do suspense até as grandes aventuras épicas e de ficção científica”, aposta a comunicação da Diretoria de Teatros do Estado (a Diteal). De acordo com o informativo enviado à Redação, “os amantes da sétima arte estarão muito bem representados”. “Para se ter uma ideia, o repertório será tão variado que terá Alfred Hitchcock e ‘Frozen’. Ou seja, veremos o tema que antecede um dos gritos mais famosos dos filmes de suspense até a popularíssima ‘Let it go’.”

Maestro Luiz Martins: 'A trilha sonora auxilia na percepção da cena'

O regente Luiz Martins afirma ter um “grande vínculo” com essas trilhas de filmes clássicos e modernos. “Em geral, elas auxiliam no processo de percepção de uma cena. Quem nunca sentiu medo ao ouvir a trilha de ‘Psicose’? Aquilo tem vínculo com o nosso sistema límbico, que está associado a nossa ancestralidade. Por que uma criança sente medo do rugido de um leão mesmo sem nunca ter visto um leão? Porque lá no passado nossos ancestrais, ao saírem para caçar, se depararam uma primeira vez com um leão (e sentiram muito medo com a possibilidade de serem devorados). O coração acelerava, a pupila dilatava e o corpo entrava em estado de alerta. Os compositores de cinema se aproveitaram disso para compor trilhas sonoras.”

Entre as novidades dessa terceira edição do programa, está o tema do desenho animado “Simpsons”. “O público também poderá conferir as trilhas de ‘Uma Odisseia no Espaço’, clássico da ficção científica lançado em 1968, e de ‘A Missão’, assim como de ‘Piratas do Caribe’, ‘Harry Potter’, ‘Cinema Paradiso’, ‘20th Century Fox’ e ‘Senhor dos Anéis’. Tem para todos os gostos”, avisam os criadores do projeto, indicando que a música de westerns clássicos também foi incluída.

“A Filarmônica de Alagoas tem deixado uma marca muito positiva em um estado carente de ações culturais no âmbito de formação de músicos e orquestras", afirma Luiz Martins. "Infelizmente, ela é a única orquestra com porte sinfônico profissional atuando há quatro anos em Alagoas. Os desafios são inúmeros, mas temos uma equipe disposta a querer mudar essa realidade.” .