Cultura

Circuito cultural 'Arte na sua Porta' chega a Arapiraca neste final de semana

Projeto de oficinas musicais gratuitas, que começou em março em Maragogi, acontece neste sábado (30) e domingo (1º.) no município do Agreste

29 de Abril de 2022, 15:13

Da Redação

O “Circuito Cultural Arte na sua Porta”, que estreou em Maragogi no litoral Norte, no dia 26 de março — tendo passado já, também, por Murici, no interior do Estado —, chega a Arapiraca neste final de semana. O projeto, uma realização do Instituto Maria Augusta Monteiro (o Imam), promove outra série de oficinas musicais neste sábado (30) e domingo (1º.), no município do Agreste.

O objetivo do projeto, de acordo com seus realizadores, propõe-se a oferecer a crianças e jovens e a músicos iniciantes, além de instrumentistas de banda, “uma oportunidade para trocar informações e aprofundar conhecimentos teóricos e práticos”. As oficinas, de instrumentos de sopro e percussão, são gratuitas e contam com o apoio das prefeituras dos municípios envolvidos. O projeto recebeu recursos do governo federal por intermédio da Secretaria de Cultura do Ministério do Turismo. 

Professores realizam oficinas de sopro e percussão em diversos municípios alagoanos

As oficinas são as seguintes: clarineta (com Jonathas Raposo), saxofone (Ely Rodrigues), trompete (Siqueira Lima), trompa (Elias Laurentino), trombone (Tarciso Pereira), bombardino e tuba (Rodrigo Oliveira|) e percussão (Leo Bulhões). “Todos esses nomes são professores experientes e reconhecidos em suas áreas de atuação”, afirma a presidente do Imam, Fátima Menezes, que é regente do Coral do Instituto Federal de Alagoas, o Coretfal.

Menezes: 'Aprimorar talentos por meio de estudos e intercâmbio'

O “Arte na sua Porta” segue até 29 de maio e será levado, ainda, para Palmeira dos Índios (14 e 15 de maio) e Marechal Deodoro (28 e 29). “Ao final de cada sessão do projeto, no domingo”, destaca a comunicação do programa, “realiza-se um grande cortejo cultural, com participação de bandas de fanfarra locais e/ou de cidades vizinhas, do guerreiro São Pedro Alagoano, do Pastoril do Centro Social do Idoso São Francisco de Assis, do Boi Bumbá Alagoano e do coletivo Circense.”

Fátima Menezes explica que, “lidando, profissionalmente, com músicos de diferentes formações e aptidões”, deu-se conta de “detalhes e necessidades comuns à maioria deles”.”Como o desejo de aprimorar os talentos naturais por meio de estudo e intercâmbios dentro e fora do próprio círculo”, afirma. “Pensamos colocar algumas dessas ideias em prática e, dessa forma, nasceu o ‘Circuito Cultural Arte na sua Porta’.”

A coordenadora destaca o apoio do Ifal, que disponibilizou seus campi nas cidades onde o projeto está acontecendo. “Dentro de suas possibilidades, em todos os lugares por onde temos passado, oferecem seu carinhoso e essencial acolhimento.”