Turismo em Pauta

Mar Vermelho, a 'Suíça Alagoana', aposta no turismo para incrementar a economia e gerar emprego e renda

Distante 107 km de Maceió, é uma cidade pequena, bem cuidada e aconchegante; dentre as atrações, no Centro, destacam-se a praça principal, às margens de uma lagoa, onde acontecem eventos culturais e de lazer

10 de Maio de 2022, 17:04

Ivaldo Pinto é jornalista

Com população estimada de 3.474 habitantes(IBGE/2021), Mar Vermelho é o segundo menor município em população de Alagoas. Localiza-se na região de Mata Atlântica e possui um invejável potencial turístico, centrado no clima serrano, no turismo ecológico (serras, cachoeiras e trilhas), no artesanato e na gastronomia. Com relevo montanhoso, a sede do município, a 542 metros de altitude, é chamada “Suíça Alagoana” devido à amenidade de seu clima, que chega a 12º C no Inverno. Nesse período acontece o evento mais importante da cidade, o Festival de Inverno, com atrações nacionais e locais, inserido no calendário turístico de Alagoas. 

Mar Vermelho, distante 107 km de Maceió, é uma cidade pequena, bem cuidada e aconchegante, e aposta no turismo para incrementar a economia e gerar emprego e renda. Dentre as atrações, no Centro, destacam-se a praça principal, às margens de uma lagoa, onde acontecem os eventos. No local, há uma estátua do Cristo Redentor sob um pedestal e o mastro com uma enorme bandeira do município. Próximo, fica a Igreja de Nossa Senhora da Conceição — padroeira da cidade —, além de uma pousada, restaurantes — destaque para a Comedoria Suíça Alagoana, o point de nativos e turistas, bares, entre outros estabelecimentos comerciais. 

Em Mar Vermelho, tudo é perto, pode-se fazer o city tour a pé, e não demora muito. Para os que preferem contatos com a natureza, é preciso sair dos limites da cidade para conhecer a zona rural, onde estão localizadas serras, cachoeiras, para refrescantes banhos, sítios onde se fabricam artesanato e licores de várias frutas, pousadas, chalés, propriedades rurais e alguns restaurantes que fazem o maior sucesso como o Serras Alagoanas, especializado em comida mineira, no sítio Durão. Também são realizadas trilhas nas colinas e escalada à Serra da Pedra Branca, o ponto mais alto do município. 

O nome Mar Vermelho tem uma história. Há uma lagoa, onde fica hoje a praça principal, em cujas margens haviam, antigamente, muitos pés de gravatás cujas folhas caíam e formavam um grande “mar vermelho”, daí surgiu o nome da cidade. Há pouco mais de 15 anos, Mar Vermelho vivia no ostracismo. Só era conhecida no mapa de Alagoas. Não havia estrada asfaltada, o que dificultava o acesso à cidade, principalmente no Inverno. Conta-se que, nessa época, o percurso entre Mar Vermelho e Viçosa, pela AL-110, de apenas 22 km, levava mais de uma hora e meia, causando transtorno aos moradores e prejuízos à economia do município. 

Reivindicação antiga da população, políticos locais e de jornalistas de turismo, a exemplo de José Aldo Ivo, um defensor intransigente, o projeto de pavimentação da estrada finalmente saiu do papel em novembro de 2006, quando Luís Abílio de Sousa Neto, o novo governador de Alagoas, uma vez que Ronaldo Lessa havia deixado o cargo para concorrer a uma vaga no Senado, inaugurou a rodovia AL-110, que ganhou o nome de José Aprígio Vilela Brandão Vilela, bem sucedido empresário alagoano, falecido um ano antes. De lá para cá, tudo mudou. Mar Vermelho começou a ficar conhecida e a receber visitantes. Acreditando no turismo, a então prefeita Juliana Almeida deu uma cara nova à cidade, realizando obras de infraestrutura. Ela, inclusive, foi a responsável pela criação do símbolo de Mar Vermelho — uma bonequinha com o slogan “Suíça Alagoana”, presente no portal da cidade e nos logradouros públicos. 

Mar Vermelho subsiste com a atividade agropecuária, importante para a economia. O turismo ainda é incipiente, mas tem avançado nos últimos anos. Com a pavimentação da estrada, o acesso ficou fácil. Surgiram novos condomínios e casas de veraneio que estão sendo construídos nos arredores, o que torna a cidade mais movimentada nos fins de semana e feriados prolongados. O prefeito André Almeida não tem medido esforços para fomentar o turismo no município, e tem dado apoio total ao secretário de Turismo, Josué Marcos. 

Notas 

Caldinho de Capela, uma iguaria que caiu no gosto da população local e de turistas

Quem vai a Capela, agradável cidade da Zona da Mata, a passeio ou a negócios, não deixa de dar uma passadinha no tradicional Caldinho de Capela, para degustar os deliciosos caldinhos de galinha, feijão e misto — a mistura dos dois sabores. A iguaria cai bem com uma cerveja gelada ou uma boa cachaça, e foi criada há quase cinco décadas por Newton Melo Bastos, o proprietário do estabelecimento, localizado no Centro. A população local, de cidades vizinhas e turistas frequentam o Caldinho de Capela, para saborear a deliciosa iguaria, conhecida até em outros Estados. O Caldinho de Capela é Patrimônio Imaterial de Alagoas e funciona das 8h30 às 12h. Cortada pelo rio Paraíba, Capela tem população estimada de 16.907 habitantes (IBGE/2021) e fica a 61,2 km de Maceió. 

Aeroporto dos Guararapes terá grande movimentação em maio

A Unidade de Estudos e Pesquisas da Empetur sinalizou que em abril o número de voos autorizados pela Anac para operação no Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes/Gilberto Freyre foi 5% maior que em 2019, e neste mês de maio o resultado é ainda melhor, uma vez que o volume de frequências esperadas supera em 12% a pré-pandemia. Este mês são 37 destinos, sendo 36 nacionais e um internacional — Portugal. Ainda de acordo com o estudo, analisada a relação da média diária do Recife e de outras capitais do Nordeste, o terminal segue se destacando: são 201 voos diários, na frente de Salvador (BA), com 135 voos, e Fortaleza (CE), com 92. Além do Aeroporto do Recife, outros terminais do Estado também apresentaram um incremento na malha aérea de maio, como o de Fernando de Noronha, com uma média diária de dez voos, totalizando 306 pousos e decolagens, e Petrolina, com 11 voos diários, no total de 332 pousos e decolagens. 

'Tardezinha na Suíça': MBTour recepciona grupo com degustação

A Prefeitura de Mar Vermelho, por meio da Secretaria de Turismo, instituiu o evento “Tardezinha na Suíça”, com a finalidade de recepcionar os visitantes e entreter a população local com apresentações artísticas, culturais, de lazer e exposição de artesanato local. O referido evento seria aberto no dia 30 de abril, na Praça Cristo Redentor, porém foi antecipado para o dia 23, em razão de se encontrar na cidade turistas de Maceió, integrantes de uma excursão da MBTour. Após assistir a um belíssimo pôr do sol na Praça Padre Cícero, ao som de Ninja do Sax, oferecimento da prefeitura, os visitantes se dirigiram à Praça Cristo Redentor, onde também foram recepcionados com a apresentação de Ninja do Sax, do trio Chamego Bom (forró pé de serra) e da poetisa local Alessandra Alves. A MBTour, por sua vez, recepcionou o grupo com degustação de vinhos, tábua de frios, refrigerantes e outros petiscos. O evento contou com a presença do prefeito André Almeida e do secretário de Turismo, Josué Marcos. 

De volta ao passado 

Apresentação do Mabu Iloa Resort reuniu autoridades, empresários do trade e jornalistas

A apresentação oficial do Mabu Iloa Resort, em Barra de São Miguel, no litoral Sul, ocorreu no dia 12 de setembro de 2013, em evento que reuniu autoridades, representantes do trade turístico e profissionais de imprensa. O Mabu Iloa Resort dispõe de 96 apartamentos de alto padrão, ampla estrutura de lazer e esportiva composta por parque aquático, quadras esportivas, arvorismo, playground, restaurante e demais serviços. Instalado numa área de 90 mil metros quadrados, o equipamento é parte do complexo imobiliário Vivendi Empreendimentos, que engloba também o Iloa Residence, um condomínio com 156 unidades habitacionais de um, dois e três quartos. Na foto, aparecem Marcel Monteiro, Transamérica Turismo, vice-governador José Thomaz Nonô e os jornalistas Flávio Gomes de Barros e Esdras Gomes.  

Contato: [email protected]