Cultura

Coletivo Nosso Ilê realiza primeira Feira Afroempreendedora em Maceió

Evento gratuito tem parceria da Secretaria de Estado da Cultura e acontece neste sábado e domingo (4 e 5) no Museu da Imagem e do Som

03 de Junho de 2022, 12:00

Da Redação

O Coletivo Nosso Ilê realiza em Maceió, neste sábado e domingo (4 e 5), sua 1ª. Feira Afroempreendedora. O evento ocorrerá no Museu da Imagem e do Som (o Misa), à rua Sá e Albuquerque, 275, bairro central do Jaraguá, no sábado das 16h às 22h e no domingo das 14h às 22h. A entrada é gratuita e de acordo com a capacidade do museu.

“O coletivo é formado por vários segmentos e empresas que dão a sustentação ao movimento do empreendedorismo negro alagoano”, destaca o informativo enviado à Redação. “É um movimento que surgiu do incômodo de afroempreendedoras em relação a uma visibilidade econômica que ocorria somente no mês de novembro, por conta das atividades relacionadas à consciência negra.”

O grupo Tamboricas, formado por instrumentistas mulheres, toca no domingo, às 20h30

A diretora secretária do Nosso Ilê, Fabiana Soares, diz que é preciso “desmistificar” essa questão. “Por esse motivo, criamos este coletivo, pois nós empreendemos todos os dias, o ano inteiro. Neste primeiro momento, minha expectativa é de que todos nós, que somos membros do coletivo, possamos ganhar cada vez mais visibilidade aqui no nosso estado, e que consequentemente os aumentos em nossas vendas se realizem.” 

Fabiana Soares, do coletivo Nosso Ilê: 'Empreendemos o ano inteiro'

Torcendo para que “o evento venha a ser o primeiro de muitos”, Soares diz que o coletivo Nosso Ilê “nasceu com este propósito de fortalecer os empreendedores negros de Alagoas”.

A 1ª. Feira Afroempreendedora é uma realização do coletivo com a Secretaria de Estado da Cultura (a Secult), contando com o apoio do Misa e das seguintes marcas: Fabiana Coach de Carreira; Meu Doce Poder; Restaurante Odara; Duafe Acessórios; Divinas Pretas; Pretoberância; Água de Coco Turismo; Levy Paz; Mirant Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas; NC ArtMãos; Beleza Oculta; Magrela Vivi Ateliê; Ateliê Lago de Cores; Olegário Turbantes; Escritório de Advocacia Negra de Alagoas e Mandra Aromas. 

O artista Gi Silva se apresenta no sábado, às 20h30, no Misa

A programação a partir deste sábado é a seguinte.

Sábado (4) — 16h, abertura oficial no 1º. andar do Misa; exposição “2ª. Mostra de Arte Preta: Levy Paz”; 16h, Feira Afroempreendedora; 17h, apresentação do escritório de Advocacia Negra de Alagoas; 18h, roda de conversa: “Ressignificação dos 13 de Maio", com a professora Ligia Ferreira, a jornalista Priscila Anacleto e os quilombolas Israel Oliveira (Quilombo Cajá dos Negros) e Genilda Maria Queiroz Silva (coordenação feminina do Quilombo As Dandaras); 19h, apresentação da Orquestra de Tambores de Alagoas; 20h30, show do cantor Gil Silva..

Domingo (5) — 14h, abertura oficial no 1º. andar do Misa; exposição “2ª. Mostra de Arte Preta: Levy Paz”; 14h, Feira Afroempreendedora; 14h30, contação de histórias, livros sensoriais de Magrela Vivi; 15h30, oficina "Interpretação de Poemas: Poesia negra, Textos e Autores", com o ator e apresentador de TV Chico de Assis; 16h30, palestra: “Cozinha ancestral afro brasileira", com Ivanilda Luz (Restaurante Odara); 17h30, palestra sobre afroempreendedorismo, com Jonathan Silva; 19h, apresentação do afoxé Odô Iyá; 20h30, show com o grupo Tamboricas.