Lugares

Circuito Cultural Arte na Sua Porta realiza temporada final em Palmeira dos Índios

Maestrina Fátima Menezes coordenou projeto viabilizado pelo Ministério do Turismo, com apoio dos municípios que receberam oficinas de instrumentos de sopro e de percussão; encerramento é neste final de semana

03 de Junho de 2022, 17:12

Da Redação

Em parceria com o Ministério do Turismo e contando com o apoio do Instituto Federal de Alagoas, o Instituto Maria Augusta Monteiro (o Imam) realiza neste sábado e domingo (4 e 5 ) a última etapa do 1º. Circuito Cultural Arte na Sua Porta, voltado para os artistas da música em Alagoas. Neste final de semana, encerrando uma série de ações iniciada no município litorâneo de Maragogi, e que se seguiu nas cidades de Murici e Arapiraca, as diversas atividades do projeto ocorrerão em Palmeira dos Índios. De acordo com seus produtores, o circuito recebeu apoio de todos os municípios envolvidos. 

Coordenado pela maestrina Fátima Menezes, presidente do Imam, com direção de produção de Felipe Pontes, o projeto busca oferecer a jovens, crianças e adultos, músicos iniciantes, músicos de banda e músicos de sopro oportunidade para troca de informações e aquisição de novos conhecimentos teóricos e práticos. Diversas oficinas (gratuitas) de capacitação ao exercício musical individual e coletivo, com instrumentos de sopro e percussão, são realizadas em um dia inteiro de atividades. 

Siqueira Lima conduzindo oficina de trompete em Murici, cidade distante 44 km de Maceió

“Estamos sempre lidando, profissionalmente, com músicos de diferentes formações e aptidões”, explica Fátima Menezes. “Começamos a perceber detalhes e necessidades comuns à maioria deles, como o desejo de aprimorar os talentos naturais por meio de estudo e intercâmbios dentro e fora do próprio círculo. Pensamos em colocar algumas dessas ideias em prática e, dessa forma, criamos o Circuito Cultural Arte na Sua Porta.”

Oficinas com instrumentos de sopro e percussão são realizadas em um dia inteiro

Igual ao que ocorreu nos outros municípios, serão ministradas em Marechal e Palmeira aulas de clarineta (por Jonathas Raposo), saxofone (Ely Rodrigues), trompete (Siqueira Lima), trompa (Elias Laurentino), trombone (Tarciso Pereira), bombardino e tuba (Rodrigo Oliveira) e percussão (Leo Bulhões). “Todos professores experientes e reconhecidos em suas áreas de atuação e que estiveram conosco desde a primeira cidade”, destaca Menezes, informando que o programa se encerra com “um grande cortejo cultural pelas ruas da cidade”.

O boi Bumbá Alagoano é um dos grupos convidados para o 'Cortejo Cultural'

No final desse cortejo, são apresentadas as peças musicais de cada oficina, com participação de bandas de fanfarra locais e/ou de cidades vizinhas, além do guerreiro São Pedro Alagoano, do pastoril do Centro Social do Idoso São Francisco de Assis, do boi Bumbá Alagoano e do Coletivo Circense. 

O “Cortejo Cultural” tem saída marcada para as 15h.

“Foi uma experiência grandiosa, tanto para nossa equipe, como para os professores que ministraram as oficinas", empolga-se a coordenadora do evento Fátima Menezes. "O brilho nos olhos dos nossos jovens alunos, enquanto assistiam às apresentações dos colegas ao final das oficinas, nos emocionou. O entusiasmo e os aplausos dirigidos por eles, aos seus mestres, reforçaram a convicção de estarmos no caminho certo, no sentido de agregar valor às suas vidas e abrir espaço para os talentos, diversidade e riqueza da cultura musical do nosso Estado.”