Especial

Prefeitura de Maceió contrata mais de três mil artistas locais no São João

De acordo com o site do município, trabalhadores das artes e entretenimento foram selecionais por editais; Chau do Pife diz que 'a nossa cultura sofreu bastante com a pandemia'

10 de Junho de 2022, 10:09

Da Redação

A prefeitura de Maceió divulga a participação nos festejos de São João de mais de três mil artistas locais, “entre cantores, bandas e grupos de danças típicas”. Anunciado como o maior evento junino do litoral brasileiro, o chamado “Massayó: Sol... Mar... Forró”, segundo o noticiário do município busca valorizar trabalhadores das artes e entretenimento, que estão fora dos palcos, por conta da pandemia do covid-19, há cerca de dois anos.

“Os artistas da terra foram contemplados em quatro editais específicos da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac)”, destaca reportagem do site da prefeitura nesta quinta-feira (9). “Do ‘São João Cultural 2022’ foram 1.660 artistas, sendo 20 grupos de coco de roda, 20 quadrilhas e 20 trios de forró. Do ‘Toca Tudo MCZ’, foram 378 artistas, divididos em 36 bandas e 56 trios de forró. Já do ‘Vem pra Praça’ são 900 artistas (dez grupos de coco de roda, dez quadrilhas e dez grupos de bumba-meu-boi. E, do ‘Festival Bumba Meu Boi’ foram 200 artistas contemplados (20 grupos escolhidos).”

Natália Martins: 'Emocionada por dividir o palco com artistas renomados nacionalmente'

O músico Chau do Pife, com 52 anos de carreira, vai se apresentar na arena multicultural, no bairro do Jaraguá (região central de Maceió), no dia 28. “Viemos de uma pandemia muito difícil, onde a nossa cultura sofreu bastante”, afirma, observando que “somente os artistas entendem o quanto é importante a volta do São João, festa que reflete na rotina do povo nordestino”. “A música toca no coração das pessoas e estou alegre por este momento.”

Produtor local Alan Quintela: 'O Brasil virou os olhos para Maceió'

Forrozeiro veterano, Cláudio Rios é o intérprete do jingle oficial do São João de Maceió. “Estou muito feliz por ter atravessado essa pandemia, estar vivo e voltar a trabalhar no que a gente mais gosta.” Ele se diz “emocionado por cantar, compor a música tema do São João da capital e ainda ser incluído na programação”. “É mais um legado para mim e mais um ano que vem para a minha história.”

Pessoal da nova geração não ficou de fora. Natália Martins mostra-se entusiasmada. “Estou muito feliz por dividir o palco com artistas renomados nacionalmente. Isto é grandioso. Os editais da prefeitura estão possibilitando aos artistas fazer parte de várias festas na cidade.”

Produtor da banda Garota Sertaneja e do cantor Marius Viana, Alan Quintela diz que a programação junina em Maceió “impactou positivamente o segmento de negócios de shows”. “O Brasil virou os olhos para Maceió. O município surpreendeu positivamente, virando comentário em todo o meio empresarial do Brasil. Apesar de não ter a tradição junina de cidades como Campina Grande e Caruaru, Maceió entrou ‘como gente grande’ no rol dos destinos mais desejados nos festejos.”