Cultura

Procurador de Arapiraca, Geraldo Magela Pirauá estreia como contista

Escritor já era conhecido por suas crônicas em veículos como Jornal de Arapiraca e Tribuna Independente; lançamento do livro 'Contos e Crônicas' acontece no município do Agreste nesta quarta-feira (15), às 19h

20 de Junho de 2022, 11:45

Sebage Jorge/ Editor

Em Arapiraca, o procurador de Justiça Geraldo Magela Pirauá faz o lançamento de seu primeiro livro, “Contos e Crônicas”, nesta quarta-feira (15), a partir das 19h, no auditório da Unimed Arapiraca (rua Miguel Tertuliano da Silva, 579, região central da cidade).

Empossado à Academia de Letras de Arapiraca nesta terça-feira (14), o procurador desenvolve regularmente, há mais de dois anos, esse trabalho de cronista, em veículos como o local Jornal de Arapiraca e o maceioense Tribuna Independente.

Magela: 'Ficção de uma realidade possível'

Ao Jornal de Arapiraca declarou que buscou, com esses seus 12 primeiros contos, “criar uma ficção de uma realidade possível”. 

Testando sua habilidade com a escrita e saindo do conforto de suas bem sucedidas crônicas, Magela indica ter precisado “tornar possível uma história de ficção” para se afirmar como criador.

“Algumas pessoas que leram e viram os contos pensam que pudessem se tratar de histórias verdadeiras. Nesse momento entendi que eu havia atingido o meu objetivo e poderia, de uma forma bastante modesta, dizer que a partir daquele momento eu me considerava, com muita humildade, um escritor.”

Quem leu suas crônicas pôde observar um texto arguto e objetivo, apontando destaques sociais e culturais da terrinha — seja Maceió, onde estudou e se formou; seja Porto Calvo, cidade onde nasceu (“na casa de meu avô Possidônio”, declara, orgulhoso, à reportagem do Alagoas Boreal), ou, claro, Arapiraca, a antiga capital do fumo onde criou seus filhos e vive com a mulher, Zélia, há 47 anos — e falando, também, sobre memórias e sonhos, filosofia e, claro, poesia e literatura.

Breve, coluna no Alagoas Boreal

“Contos e Crônicas” reúne, além dos 12 contos inéditos, 50 textos, entre resenhas literárias e crônicas ambientadas em Maceió, Porto Calvo e Arapiraca.

O volume deverá ser lançado, também, em Porto Calvo e breve o autor estreia coluna em nosso site.