Turismo em Pauta

Pontal da Barra se destaca pela renda do filé, marca do artesanato alagoano

Bairro do litoral sul de Maceió é conhecido até no estrangeiro; uma variedade de produtos artesanais estão à disposição dos turistas: blusas, vestidos, saídas de praia, passadeiras, colchas e bordados como renascença

17 de Junho de 2022, 09:57

Ivaldo Pinto é jornalista

O tradicional bairro do Pontal da Barra, localizado na região sul, no limite com o município de Marechal Deodoro, é onde se produz o típico artesanato filé, Patrimônio Imaterial de Alagoas. É um lugar bucólico, sossegado, entre o mar e a Lagoa Mundaú, que se parece com uma cidadezinha do interior, onde crianças brincam nas ruas e moradores sentam-se nas calçadas para jogar conversa fora. 

Tombado pelo governo do Estado, o bairro do Pontal da Barra é habitado por pescadores e rendeiras, também chamadas filanzeiras, que, com suas mãos ágeis, confeccionam com esmero o artesanato filé, marca registrada de Alagoas, e outros tipos de bordados, cuja técnica vem sendo passada de geração para geração.  

O  artesanato do bairro do Pontal da Barra, em especial o filé, é conhecido até no estrangeiro. Há uma variedade de produtos artesanais à disposição dos turistas: blusas, vestidos, saídas de praia, passadeiras, além de colchas, rendas, bordados, renascença e labirinto. Os produtos são comercializados nas lojinhas do bairro e também no Núcleo de Artesanato do Pontal, próximo à praia. Na porta de suas casas, as filanzeiras também expõem a sua arte, proporcionando um colorido todo especial. 

Mas, o bairro do Pontal da Barra, onde vivem 2.478 pessoas (IBGE/ 2010), não é só artesanato; é gastronomia também. Na rua Alípio Barbosa da Silva, a principal, funcionam bons restaurantes, como o Maré, Pier, O Peixarão, Marazul e Ancoradouro que servem deliciosos pratos de frutos do mar, bem como de comida regional. Esses estabelecimentos registram grande movimento nos fins de semana, quando maceioenses e turistas se misturam num clima de confraternização. É do bairro do Pontal da Barra que se vislumbra o mais bonito pôr do sol de Maceió. 

Um bom e imperdível programa é o passeio de catamarã pela Lagoa Mundaú, passando por 9 ilhas, com parada para banho em um banco de areia formado com encontro da lagoa com o mar. No trajeto, se observam paisagens deslumbrantes. No retorno, a embarcação faz uma parada na paradisíaca ilha Carlito, já no vizinho município de Marechal Deodoro, onde é cobrado o Day Use (R$ 15 por pessoa). No local, há restaurante e ampla piscina. Há passeios em que o catamarã não para na ilha e o almoço é servido no bairro do Pontal da Barra, no restaurante à margem da lagoa, onde a embarcação saiu para fazer o passeio. 

Outra grande atração do Pontal da Barra são os esportes radicais, a exemplo do surfe, praticado na praia do Pontal, no litoral sul de Maceió. A praia é propícia a esse tipo de esporte e  atrai surfistas de todo o Brasil, quando das competições nacionais de surfe. O acesso ao bairro do Pontal da Barra pode ser feito por Uber ou por ônibus de linha. Da praia da Pajuçara, por exemplo, até lá, a distância é de 8,1 km.  

Notas 

Presidente da Empetur Antônio Neves Baptista/ Foto/ Chico Andrade
  • A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e a Empetur marcaram presença em Maceió por ocasião da Convenção da Retomada: Conexão CVC 50 anos, que ocorreu entre os dias 8 e 10 de junho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Na oportunidade, as potencialidades dos roteiros turísticos pernambucanos foram apresentados para mil agentes de viagens, franqueados, gerentes, supervisores e principais vendedores da CVC. Ainda no evento, o Passaporte Pernambuco foi apresentado pela primeira vez em uma convenção da CVC. Para o presidente da Empetur, Antônio Neves Baptista, a participação na Convenção da CVC foi de fundamental importância e contribuirá para atrair um fluxo de turistas ainda maior para o Estado. 
  • Após dois anos de adiamento, em função da pandemia, o III Fórum Gramado de Estudos Turísticos está marcado para os dias 17 e 18 de agosto, em Gramado, em meio ao 50º. Festival de Cinema de Gramado. O Fórum Gramado, um dos maiores eventos sobre turismo como alternativa de desenvolvimento, será realizado no Expogramado. O evento é destinado a players do turismo nacional, aos legisladores e aos estudantes de turismo. Entre os temas a serem abordados estão cinema x turismo, turismo de eventos, turismo gastronômico, turismo esportivo, experiências do entretenimento, incentivos para o turismo, shows e turismo, marcas internacionais e capitalismo consciente.
3º. Fórum de Estudos Turísticos de Gramado discutirá sobre cinema e turismo em agosto
  • Atendendo convite do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com a Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau, participou este mês de um roadshow pela América do Sul, com a finalidade de divulgar o destino Alagoas. Constaram do roteiro, Montevidéu, Uruguai, na segunda-feira (6), onde aconteceram capacitações e rodadas de negócios com cerca de 100 operadores; Assunção, Paraguai, na quinta-feira (8) e Buenos Aires, Argentina, na quinta-feira (9). Afora as rodadas de negócios e capacitações, também foram realizados sorteios de hospedagem em Alagoas para os agentes de viagens presentes no roadshow que vai contribuir para ampliar a comercialização dos produtos e destinos turísticos brasileiros fora do país. 
Destino Alagoas no roadshow pela América do Sul, em evento da Embratur/ Foto/ Sedetur

De volta ao passado

O 34º.Congresso Brasileiro das Agências de Viagens — Abav aconteceu entre os dias 25 e 28 de outubro de 2006, no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro. Paralelamente ao evento, houve a reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo e a Feira das Américas, na qual Alagoas contou com bonito estande, onde foi distribuída folheteria institucional, do Estado e de Maceió; da hotelaria, restaurantes, afora kit imprensa. Para degustação, fizeram sucesso os produtos da Sococo, doces Mangabeiras e sequilhos produzidos em Maragogi, importante polo turístico do litoral norte. A participação de Alagoas se deu em parceria com a Abih-AL, Maceió Convention & Visitors Bureau, Semptur e a Secretaria da Indústria e do Comércio. 

Flávio Ruy e Cláudia Pessôa, dirigentes oficias de Turismo (estado e município) na Abav 2006

Contato: [email protected]