Cultura

Zé Celso Martinez Corrêa e Monique Gardenberg falam sobre a versão fílmica de 'Esperando Godot'

A montagem foi encenada, em curta temporada pelo Teatro Oficina em maio deste ano; live no Itaú Cultural Play com os diretores acontece nesta quarta-feira (29), às 19h

29 de Junho de 2022, 14:43

Da Redação

Nesta quarta-feira (29), a partir das 19h, o diretor teatral Zé Celso Martinez Corrêa e a cineasta Monique Gardenberg participam de uma live do Itaú Cultural conduzida pelo jornalista, crítico, curador e pesquisador do teatro Kil Abreu. O assunto da conversa é o longa-metragem “Esperando Godot”, inspirado na peça homônima de Samuel Beckett que está em cartaz na plataforma Itaú Cultural Play.

A direção do filme é de Martinez Corrêa e Gardenberg, que falarão sobre a criação, direção e produção do filme. A montagem da peça pelo Teatro Oficina, o antológico grupo teatral paulista dirigido por Zé Celso, estreou em maio deste ano em curta temporada. 

Zé Celso dirige com Monique Gardenberg o longa 'Esperando Godot'/ Foto/ Eduardo Simões 
A cineasta Monique Gardenberg/ Foto/ Mario Canivello

“A versão fílmica de ‘Esperando Godot’ desloca a dramaturgia de Samuel Beckett para os tempos atuais no Brasil”, informa a comunicação do Itaú Cultural. “Agora ambientada em São Paulo, no Teatro Oficina e em seu entorno no Bexiga, a narrativa deste que é um dos maiores clássicos da literatura e do teatro no mundo, segue dando voz aos personagens Vladimir e Estragon. Como no original, sem perspectivas e sem ter o que fazer, eles ficam à espera de um sujeito que nunca chega.”

De acordo com o press-release enviado à Redação, “a desesperança dessa dupla, embutida na peça do autor irlandês, que estreou em um pequeno teatro parisiense em 1953, é sentida agora pelos personagens enfrentando problemas atuais, como os vividos durante o isolamento, fruto da pandemia de covid-19”. “A produção também marca a retomada dos trabalhos do Oficina naquele momento pandêmico, em que o grupo celebrava os seus 63 anos de existência.”