Cultura

Salão de Arte Contemporânea retorna à galeria do Complexo Cultural Teatro Deodoro

É a sexta edição do evento em Maceió, com a curadoria dos artistas visuais Fredy Correia e Ana Cahú; estreia nesta sexta-feira (1º.), às 19h

30 de Junho de 2022, 12:12

Da Redação

Nesta sexta-feira (1º.), acontece em Maceió, na galeria do Complexo Cultural Teatro Deodoro (rua Barão de Maceió, 77, centro da capital), a abertura da sexta edição do Salão de Arte Contemporânea de Alagoas, SACA (o Saca). O vernissage começa às 20h, comemorando o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e fazendo uma homenagem ao artista Dydha Lyra. A mostra, com entrada gratuita, seguirá até 30 de julho.

“Mais de 40 obras vão ocupar os dois pisos da galeria”, destaca o informativo enviado à Redação. “O público poderá ver diversas linguagens das artes visuais: desenho, fotografia de arte, escultura, grafite, instalação, designer e pintura. O salão vai traçar uma radiografia do que é a arte contemporânea alagoana. O público terá acesso a manifestações artísticas com inspiração no folclore, na música, no cinema e no teatro.” 

Artistas visuais Ana Cahú e Fredy Correia: curadores do Salão de Arte Contemporânea

O produtor e artista visual Fredy Correia, curador geral do Saca, trabalhou este ano conjuntamente com a colega Ana Cahú. Também estão na programação do salão duas palestras, sobre dança e sobre artes visuais, “abordando a importância do movimento modernista no Brasil e seu legado para a arte alagoana”. “Também estão programadas ações formativas, como oficinas sobre papel machê, pintura e coco de roda”, informa o press-release da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (a Diteal). 

Correia diz que a Semana de 22 “é um dos maiores eventos das artes plásticas no Brasil”. “Ela provocou uma ruptura nacional em diversas frentes. Por isso, estamos comemorando o seu centenário.”

Estão programadas duas palestras sobre dança e artes visuais no contexto do modernismo

Homenageado por sua contribuição no canto, na poesia e nas artes visuais, Dydha Lyra terá obras expostas demarcando “um pouco” da sua trajetória como artista visual. 

“É sempre muito bom receber esse reconhecimento do Saca, porque são anos e anos dedicados às artes”, afirma o homenageado. “Pessoas já passaram pela minha orientação, tornaram-se profissionais e é uma sensação muito boa. Eu espero que o grande público compareça e prestigie. Eu gostaria de agradecer a todos pelo reconhecimento público da minha arte.”

No decorrer de sua programação, o salão realiza no dia 15 de julho, a cerimônia do Prêmio Fernando Lopes de Arte, entregando seis trouféus personalidades “que têm relevância no cenário cultural alagoano”.

A galeria do Complexo Cultural Teatro Deodoro funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h; aos domingos e feriados, o horário é das 14h às 17h. Agendamento de escolas e instituições sociais pode ser feito ligando para os números (82) 3315 5660 e 98884 6885 ou enviando mensagem para o e-mail [email protected] Às terças e quintas-feiras, o salão disponibiliza visitas guiadas às 10h, às 11h, às 14h e às 15h.