Turismo em Pauta

Agradáveis surpresas do Litoral Norte à disposição de turistas brasileiros e estrangeiros

Realçada pela cor azul-turquesa do mar, um privilégio de Alagoas, a região da Costa dos Corais está na mira de turistas e investidores internacionais que investem na hotelaria

18 de Julho de 2022, 14:19

Ivaldo Pinto é jornalista

Quem não se encanta com o Litoral Norte, com suas praias recortadas por enseadas e adornadas por coqueiros a perder de vista, afora piscinas naturais mar adentro que completam o cenário realçado pela cor azul-turquesa do mar, um privilégio de Alagoas. Pois é, a região da Costa dos Corais está na mira de turistas e investidores internacionais que investem na hotelaria. 

No mês passado, por exemplo, no município de Barra de Santo Antônio, distante 44 km de Maceió, foi inaugurado o Vila Galé Resort Alagoas. O megaempreendimento, de bandeira portuguesa, com 513 apartamentos, vai ajudar a desenvolver o turismo em Alagoas, principalmente no segmento internacional. O Vila Galé está localizado na paradisíaca praia de Carro Quebrado. 

O Litoral Norte alagoano  é marcado por cidades que estão em evidência no turismo,  como  Paripueira, importante balneário, distante 30 km de Maceió; Barra de Santo Antônio, com as praias de Tabuba e Carro Quebrado, e a vizinha Passo do Camaragibe, a 89 km de Maceió, com as praias da Barra do Camaragibe e Marceneiro.

São Miguel dos Milagres é uma cidadezinha conhecida por suas belas praias de águas mansas e cristalinas. É na praia de Porto da Rua, povoado próximo da sede do município, que estão localizadas atraentes pousadas de charme, um diferencial na hotelaria de Alagoas. Milagres, como é carinhosamente chamada, é  um destino turístico badalado e frequentado por artistas de televisão e personalidades nacionais. 

Porto de Pedras é também privilegiada pela natureza e foi contemplada pela natureza com as belas praias do Patacho, Tatuamunha  e Crôa do Tubarão. Na cidade, a 128 Km de Maceió, existem alguns prédios datados em 1633 e 1835 que conservam a sua originalidade, além de um imponente farol, no alto de um morro, de onde se descortina uma deslumbrante paisagem. Na cidade há modestas pousadas, porém aconchegantes. 

Saindo de Porto de Pedras, cuja travessia é feita de balsa pelo rio Manguaba, chega-se a Japaratinga, distante 121 km de Maceió, cuja praia em destaque é a de Barreira do Boqueirão, que dispõe de atraentes restaurantes e bares, além de uma bica de água doce para amainar o calor. Em Japaratinga funciona um bom hotel, o Bitingui, instalado em um sítio homônimo, e algumas pousadas.

Vizinha à Japaratinga está a cidade de Maragogi, a 130 km de Maceió, na divisa de Alagoas com Pernambuco. O município possui 22 km de extensão de litoral formado por praias de águas cristalinas, de cor azul-turquesa, areias brancas, recifes de coral e coqueiros em profusão. Não é à toa que Maragogi é conhecida como “Caribe Brasileiro”. Barra Grande, Burgalhau, Peroba e São Bento são as praias preferidas dos turistas. 

Segundo polo turístico de Alagoas, Maragogi é também conhecida pelas famosas galés, a 6 km da costa, onde os arrecifes de corais formam enormes piscinas naturais, ideal para mergulhos de contemplação e refrescantes banhos. O turismo rural também está na programação dos visitantes, com passeios aos antigos engenhos de açúcar. Com relação à rede hoteleira, Maragogi é bem servida. Possui resorts de luxo, hotéis, pousadas, além de bons restaurantes e bares. 

Notas 

Foi encerrada neste domingo (17) a Fenearte, instalada no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon). O evento, aberto no início do mês, ocupou todo o pavilhão de feiras, mezanino, área externa, setores e salas multifuncionais. Para receber a feira, o governo de Pernambuco, por meio da Empetur e da Secretaria de Turismo e Lazer, reforçou a manutenção do Cecon, apostando no evento para o incremento do turismo de negócios no Estado. Para se ter uma ideia, só na primeira semana do evento, Olinda registrou 84% média de 84% nos meios de hospedagem. Para a feira, foram realizadas intervenções na iluminação e na climatização do Centro de Convenções. 

Fenearte em Olinda, Pernambuco, foi até este domingo (17)/ Foto/ Chico Andrade
Nega da Costa recepciona um grupo de turistas em Quebrangulo

Quebrangulo, cidade alagoana distante 133 km de Maceió, onde nasceu Graciliano Ramos, famoso escritor brasileiro, mantém viva uma tradição secular, que remete ao tempo dos senhores de engenho do Brasil Colonial. Trata-se da Nega da Costa, dança popular, na qual jovens e meninos, com o corpo pintado de preto, vestidos de baianas, rebolam ao som do maracatu, arrancando aplausos onde se apresentam. O grupo costuma se apresentar nas prévias carnavalescas que acontecem em Maceió; no Carnaval de Quebrangulo e em eventos de turismo em Alagoas e em outros Estados.

Semtel e Abih-AL promovem roadshow para divulgar Maceió e fomentar o turismo regional

João Pessoa, Campina Grande, Caruaru a Recife estiveram no roteiro de roadshow que a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), seccional de Alagoas, realizou com a finalidade de apresentar os principais atrativos turísticos de Maceió e fomentar o turismo regional. No roadshow, aconteceram visitas a agências de viagens, além de rodadas de negócios e capacitações com vendedores e empresários do setor. Na ocasião, foram apresentados produtos turísticos, passeios, rede hoteleira, gastronomia, cultura e artesanato. O encerramento do roadshow ocorreu em Recife, na quinta-feira (7). 

Lafayete Pacheco, responsável pela 4ª. Brazil National Tourism Mart

De volta ao passado

Entre os dias 25 e 29 de março de 1995, Maceió sediou a 4º. Brazil National Tourism Mart, numa realização da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), com o apoio do governo do Estado e do trade turístico local. À época, a Empresa Alagoana de Turismo (Ematur) era presidida por Lafayete Pacheco Neto. Como a capital alagoana ainda não possuía um centro de convenções, o presidente da Ematur pleiteou ao governador Geraldo Bulhões, e consegui, recursos para a construção  de um pavilhão improvisado, ao lado do Ginásio do Sesi, no Trapiche, para abrigar a BNTM. O evento foi um sucesso e reuniu mais de 400 operadores de 41 países e cerca de 500 representantes do trade turístico nacional. 

Contato: [email protected]