Cultura

Danilo Caymmi homenageia o pai Dorival em 'Viva Caymmi'

Espetáculo sobre a vida do grande artista da música brasileira estreou em Garanhuns em 2018; será apresentado em Maceió nesta quinta-feira (21), com participações dos artistas locais Almir Medeiros e Sexteto de Cordas Pau Brasil e Wilma Araújo

20 de Julho de 2022, 17:30

Da Redação

O cantor, compositor e multiinstrumentista Danilo Caymmi, filho do mestre Dorival Caymmi (Salvador-BA, 1914-Rio de Janeiro, 2008), faz uma homenagem ao pai em “Viva Caymmi”, espetáculo que estreou na vigésima-oitava edição do Festival de Inverno de Garanhuns, em Pernambuco, e que nesta quinta-feira (21) será apresentado no Teatro Deodoro (rua Barão de Maceió, s/n, no centro da capital), a partir das 20h. Os ingressos custam entre R$ 25 e R$ 120 e podem ser adquiridos aqui.

Com direção artística de Nilson Raman, ex-sócio da prestigiada produtora carioca Montenegro e Raman (que trabalhou com grandes nomes da música e do teatro, como Paulo Autran, Marília Pêra e Bibi Ferreira — atualmente é produtor internacional de Paulinho da Viola), “Viva Caymmi” traz a assinatura, também, do violonista e arranjador Flávio Mendes, craque da produção musical que colabora com Danilo Caymmi desde o álbum “Alvear”, de 2011, e já trabalhou com Zezé Motta, Pery Ribeiro e, também, com as divas Marília Pêra e Bibi Ferreira. Time de primeira, um sucesso com mais de três anos de estrada. 

Caymmis: show criado em 2018 vem matar a saudade do gênio Dorival Caymmi

Danilo Caymmi interpreta clássicos do pai, como “Saudade da Bahia” e “Samba da minha Terra”, além de contar histórias do homem e do artista Dorival Caymmi. O show é uma homenagem ao imortal cantor e compositor baiano nos dez anos de sua morte, completados em 2018.

“O espetáculo usa as ferramentas do teatro, transcendendo as barreiras de um show”, destacam os produtores de “Viva Caymmi”. “As pessoas conhecem as músicas de Caymmi, pois são muitos e muitos sucessos, influenciando e sendo referência para várias gerações de artistas. Mas as pessoas conhecem pouco as suas histórias, como as coisas aconteceram. Como foi começar em Salvador, como foi chegar no Rio de Janeiro, as amizades e parcerias que criou durante sua vida. O marido, o pai, o amigo, o músico, o artista multifacetado, sua forma única de olhar a vida e as pessoas, sua permanente fonte de inspiração.”

Danilo Caymmi com Nilson Raman e Flavio Mendes/ Foto/  Paulo Fleury/ Circuito Fechado

Nilson Raman, além de ter concebido o espetáculo, também atua como mestre de cerimônia, fazendo um contraponto à narrativa, feita por Danilo, da história de Dorival e de suas músicas.

Em Maceió, “Viva Caymmi” ganhou um colorido local, com as participações do Sexteto de Cordas Pau Brasil, conduzido pelo maestro Almir Medeiros, e da cantora Wilma Araújo.

Os ingressos podem ser adquiridos presencialmente na loja Petit Paris (avenida Dr. Antônio Gomes de Barros, 215, Jatiúca). Estudantes, professores, maiores de 60 anos e pessoas com deficiência têm direito à meia-entrada, com apresentação de documento na entrada do teatro. Para mais informações, ligue (82) 99966 0263.