Editora lança coleção de Matemática para crianças

Os dois primeiros volumes da série 'Conte com a Matemática' foram lançados em julho; objetivo é desmistificar a disciplina como algo maçante, buscando tornar o aprendizado mais eficiente e divertido

01 de Agosto de 2022, 10:35

Da Redação

A editora Upmat Educacional acaba de lançar os dois primeiros volumes da coleção “Conte com a Matemática”. A ideia, segundo informativo enviado à Redação, é “desmistificar a ideia de que o aprendizado matemático é complexo e maçante”. “Os dois livros, disponíveis na plataforma Amazon, reúnem exercícios com o uso de textos, fotos, ilustrações, tabelas e gráficos para abordar conceitos de álgebra, grandezas e medidas, números e geometria.”

De acordo com a comunicação da editora, responsável maior concurso internacional de Matemática do Brasil e do mundo, o “Canguru de Matemática Brasil”, a coleção tem “um propósito diferente das publicações usadas pelos professores em sala de aula”. “Ela foi desenvolvida para incentivar o aprendizado de qualquer lugar, permitindo que as crianças compreendam, relembrem e fixem conceitos da Matemática. De maneira inédita no mercado editorial, os livros auxiliam nos estudos, mas também garantem diversão nas horas de lazer.”

A coleção é indicada para crianças entre oito e dez anos

A diretora executiva da Upmat, Cristina Diaz, afirma que “a Matemática é algo que precisa ser descoberto com tempo, paciência, estratégias diferentes e de maneira divertida”. “É isso que a coleção faz: leva para dentro de casa, para estudantes e famílias, a oportunidade de se divertir aprendendo.”

A série, observa a editora, “apoia o ensino da disciplina, com exercícios que ajudam a desenvolver habilidades, como a leitura de textos matemáticos”. “Ela favorece o aprendizado e auto estima das crianças, explorando diversas soluções para os desafios propostos.”

Indicada para crianças entre oito e dez anos, a coleção “Conte com a Matemática” busca “despertar o interesse de pessoas de qualquer idade, propiciando aprendizado para toda família”. Miguel Perez, organizador da coleção, diz que a intenção é “mostrar que a Matemática é para todos e não apenas para alguns privilegiados”. “Com a atitude certa, persistência e com a abordagem adequada, todos podem sair vitoriosos desse desafio.”

O volume “Números e a Geometria” (os dois volumes têm 200 páginas) possui 32 capítulos, dentre eles “Algarismos”, “Adições em Sequência”, “Divisão” e “Multiplicação”. A maior parte das 345 atividades propostas descreve situações cotidianas, apresentando a Matemática como algo corriqueiro em nossas vidas. “A ideia dos exercícios é fazer o estudante refletir, investigar e até mesmo usar a criatividade para encontrar as respostas certas”, destaca a editora. 

O segundo livro da coleção, “Álgebra, Grandezas e Medidas”, também é dividido em 32 temas, dentre eles “Cubos”, “Quadriláteros”, “Mapas e Percursos” e “Simetria nos Objetos”. “As 245 atividades, muitas delas inspiradas em situações reais, permitem a compreensão dos conceitos de maneira simples e direta.”